domingo, 20 de setembro de 2009

A EXPANSÃO MARÍTIMA ESPANHOLA


Antes mesmo que Vasco da Gama chegasse às Índias, a Espanha entrava em cena na expansão ultramarina européia.Tendo superado em 1492 dois sérios entraves ao progresso nacional – a presença árabe e a divisão interna -- , a Espanha reuniu forças para participar das disputas comerciais e da exploração do mundo colonial.Nesse mesmo ano o novo reino patrocinava a viagem do navegador genovês Cristóvão Colombo.



Acreditando na esfericidade da terra, Colombo defendia a tese do el levante por el poniente, isto é de que seria possível alcançar as Índias (no Oriente) navegando em direção ao Ocidente.Partindo em agosto de 1492, Colombo rumou para oeste por dois meses, alcançando a ilha de Guanaani (San Salvador), nas Bahamas.



Acreditou, porém, ter alcançado as Índias, e só mais tarde, em 1504, é que o navegador Américo Vespúcio confirmaria que se havia descoberto um novo continente.Iniciava-se desse modo o ciclo espanhol das Grandes Navegações.


4 comentários:

  1. Muito bom!Me ajudou bastante no meu trabalho de história (:
    valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito bom, tambem me ajudou muito em meu trabalho de história, agora eu posso fazer meu trabalho por um bom conteúdo cmo esse. Venha ao meu blog?

    http://todabela04.blogspot.com

    ResponderExcluir