domingo, 20 de setembro de 2009

Como Tudo Começou


Desde o início da Baixa Idade Média,as cidades italianas dominavam comercialmente o Mediterrâneo, monopolizando a distribuição dos produtos orientais no continente europeu.Percorrendo rotas terrestres e fluviais, os mercadores de Veneza, Gênova e outras cidades da península Itálica dirigiam-se às feiras de Champanhe e de Flandres, onde realizavam seus negócios com os comerciantes do norte da Europa.



Entretanto, a crise iniciada no século XIV, decorrente da Guerra dos Cem Anos, da propagação da peste negra e das próprias limitações do sistema feudal, afetou profundamente o comércio europeu.As tradicionais rotas de comércio já não ofereciam segurança contra os assaltos, cada vez mais freqüentes.Além disso, os mercadores eram obrigados a pagar pesadas tarifas aos senhores feudais pelo direito de atravessa suas propriedades, o que elevava o preço final de mercadorias.



Assim, as antigas rotas terrestres e fluviais acabaram entrando em colapso, sendo lentamente substituídas por rotas marítimas, que passaram a ligar a Itália ao mar do Norte através do oceano Atlântico.
Foi nesse quadro que o litoral português assumiu importância.



Como ficasse aproximadamente na metade do percurso entre a Itália e o mar do Norte, Portugal passou a constituir um excelente ponto de escala e de abastecimento para os mercadores italianos e flamengos.Com isso, as atividades econômicas do país se desenvolveram, possibilitando a ascensão do grupo mercantil português, que, mais tarde, fortalecido, projetaria a expansão marítima.




A própria monarquia lusitana, sob a dinastia de Avis, percebendo a importância do desenvolvimento do comércio para o progresso do país e o fortalecimento do Estado, passou a estimular as atividades mercantis.Uma das medidas de incentivo adotadas pelo governo foi a criação e ensino dos conhecimentos e técnicas de navegação,dirigida pelo infante D. Henrique, filho do rei D. João I.



O mundo europeu nessa época, abalado pela crise do feudalismo, procurava se reestruturar economicamente.Ao mesmo tempo, as minas de metais preciosos – tão necessários para o desenvolvimento do comércio – haviam praticamente se esgotado no Velho Continente e o mercado consumidor dos produtos orientais era cada vez mais limitado, pois os preços dessas mercadorias tornaram-se excessivamente altos,O monopólio italiano para obtê-las em Constantinopla ou Alexandria e o grande número de intermediários na distribuição elevavam demasiadamente o preço final, constituindo uma séria barreira ao crescimento econômico.



Para revitalizar a economia européia seria necessário, portanto, buscar opções para obter metais preciosos e ampliar as possibilidades de comércio, oferecendo produtos a preços mais baixos.Isso só seria possível com uma nova rota para o Oriente – na medida em que o Mediterrâneo era controlado pelos italianos – e a conquista de outros mercados.



Portanto, tornava-se necessário dar início à expansão marítima, desbravando o Atlântico e contornando o continente africano. Entretanto, os Estados europeus ainda não conseguiam reunir as condições necessárias à expansão.A Espanha enfrentava dificuldades internas e externas, devido à falta de um governo unificado e à presença árabe no sul da península Ibérica, questões que só seriam solucionadas com o casamento dos reis de Aragão e Castela (1469) e a reconquista de Granada (1492).



A Inglaterra e a França estavam envolvidas na Guerra dos Cem Anos, cujas conseqüências lhes foram desastrosas, e os ingleses ainda viveriam a Guerra das Duas Rosas.O Sacro Império continuava fragmentado em uma série de reinos alemães e em repúblicas italianas, estas últimas interessadas na manutenção da supremacia do comércio do Mediterrâneo.



Fragmentadas também estavam as regiões da Bélgica e da Holanda, as chamadas Províncias dos Países Baixos.
Assim, apenas o Estado português reunia as condições essenciais para iniciar a expansão ultramarina: um governo forte, entrosado com o grupo mercantil nacional, localização privilegiada em relação ao Atlântico, unidade e estabilidade, quando comparado aos outros Estados europeus, e conhecimentos técnicos necessários.


2 comentários:

  1. Ola! Vc tem bibliografia ou referências de livros que foram usados nesses textões? Preciso fazer meu tcc com referências em questões das grandes navegações portuguesas. Me ajuda por favor!
    Meu WhatsApp 21 983769145

    ResponderExcluir
  2. Como surgiu as grandes navegações, quais eram os mitos e pouco sobre ele?

    ResponderExcluir